sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Livro: Não tenho fé suficiente para ser ateu! Download PDF

Queridos, esta obra não só é uma resposta aos céticos e ateus, que firmes em suas convicções, insistem em ter razão ao extorquir a autoria da obra divina, como também é uma ferramenta para os cristãos que apenas usam a fé para sua edificação, mas esquecem-se que por trás da fé, existe uma razão científica, lógica, pura e absoluta, que não deve nos confundir, mas sim, nos ajudar a germinar ainda mais a semente que Cristo plantou em nós, sua palavra.
Recomendo este livro, a todos que sede de fundamentos, pois argumento sem fundamento, é palha ao vento.



Prefácio dos autores:
Os céticos à religião acreditam que livros como este não são confiáveis no que se refere a objetividade porque são escritos por pessoas religiosas que têm suas crenças. Na verdade, é desta maneira que os céticos vêem a Bíblia: ela é um livro tendencioso, escrito por pessoas tendenciosas. A avaliação dessas pessoas pode ser verdadeira para alguns livros sobre religiões, mas não é verdadeira para todos eles. Se fosse assim, não se poderia confiar em nada que se leia sobre religião, incluindo livros escritos por ateus ou céticos, porque todo escritor tem um ponto de vista sobre religião. 

Portanto, o que isso significa para você, leitor? Você deveria desacreditar aquilo que um ateu escreve sobre o cristianismo simplesmente porque o autor é ateu? Não necessariamente, porque ele pode estar dizendo a verdade. Você deveria desacreditar o que um cristão escreve sobre ateísmo simplesmente porque ele é cristão? Mais uma vez, não necessariamente, pois ele também pode estar dizendo a verdade. 

Mas e quanto às tendências do autor? Será que essa tendência fatalmente corromperá a sua objetividade? Se fosse assim, nenhum livro seria objetivo, incluindo aqueles escritos por ateus e céticos. Por quê? Porque todos os livros são escritos por uma razão; todos os autores têm uma tendência e eles (ou, pelo menos, a maioria deles) acreditam naquilo que escrevem! Contudo, isso não significa que aquilo que escrevem seja falso ou que não seja objetivo. Ainda que os autores muito raramente sejam neutros em relação aos seus objetos de pesquisa (motivações pessoais fazem-nos escrever), todavia podem apresentá-los maneira objetiva. 

Vejamos um exemplo. Os sobreviventes do Holocausto certamente não foram espectadores passivos. Acreditavam plenamente que os nazistas estavam errados e foram levados a relatar suas experiências de modo que o mundo jamais pudesse esquecer-se do Holocausto e, espera-se, que jamais o repita. Será que sua paixão ou suas intenções os fizeram torcer os fatos? Não necessariamente. O fato é que sua paixão pode ter produzido o efeito oposto. Enquanto a paixão pode induzir algumas pessoas a exagerar, também pode levar outras a serem ainda mais meticulosas e precisas, a ponto de não comprometerem a credibilidade da mensagem que desejam comunicar. 

Como você verá, entendemos que os autores da Bíblia seguiram por este caminho, o da meticulosidade e precisão. Esse também é o caminho que estamos tentando seguir neste livro.

Enquanto isso, se você é cético, por favor, tenha em mente que deve acreditar ou não naquilo que dizemos em função das provas que apresentamos, e não porque defendemos determinado conjunto de crenças religiosas. Nós dois somos cristãos, mas não fomos sempre cristãos. Passamos a crer por meio das provas. Assim, o fato de que somos cristãos não é o mais importante; por que somos cristãos é o ponto central. Esse é o foco deste livro. 

NORMAN GEISLER e FRANK TUREK 
janeiro de 2004

Nenhum comentário: