segunda-feira, 4 de março de 2013

Ele que nos fez, e nos fez ovelhas do seu pasto - Salmos 100: 3

"Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto." (Salmos 100:3)

E o Senhor nos presenteia com tão grande notícia, mas não entendemos. Ele nos dá o livramento da confusão, e não prestamos atenção. Ele nos fortalece com o entendimento, mas passamos por desapercebidos.
Porque? Este mundo, meu irmão e minha irmã, que não entende o plano do Altíssimo e nos enche de bobagens estranhas e inventadas. Ah! Se todos os cientistas percebessem o quanto que a própria ciência nos aproxima de Deus, por revelar as assinaturas do Criador.
O Salmo 100 declara, foi Ele quem nos fez e não nós a nós mesmos! Não é bonito de se ouvir, e também esclarecedor, pois afinal, você que está lendo, quantas pessoas você já fez do nada, logicamente não me refiro à capacidade de procriação do ser-humano, mas de criar, moldar e dar a vida ao que antes era um ser inanimado e agora, um vivente inteligente e dotado de mistérios interpessoais e sobrenaturais. O homem por si só, não é capaz. Deus nos fez, Ele pode, e fez belo, pois Ele o é!

Mas não nos fez apenas humanos, também nos chamou de ovelhas, porque será?
Você ja viu uma ovelha? Se já, nem que seja na TV, sua percepção aponta que as ovelhas são definitivamente dependentes do seu pastor. Max Lucado em seu livro "Aliviando a Bagagem" retrata de maneira linda esta analogia, entre homens e as ovelhas:

"Nós humanos gostamos de fazer as coisas do nosso modo. Esqueça o modo fácil. Esqueça o modo comum. Esqueça o modo melhor. Esqueça o modo de Deus. Queremos fazer as coisas do nosso jeito.
Você não pensaria que ovelhas são obstinadas. De todos os animais de Deus, a ovelha é a menos capaz de cuidar de si própria. Ovelhas são tolas! Você já conheceu um treinador de ovelhas? Já viu ovelhas fazerem truques? Conhece alguém que ensinou sua ovelha a dar cambalhotas? Não, ovelhas são simplesmente tolas demais.
E indefesas. Elas não possuem presas ou garras. Elas não podem mordê-lo nem correr mais que você. É por isso que você nunca vê ovelhas como mascotes de times. Quem quer ser uma ovelha? Você não poderia nem mesmo inventar um grito decente para líderes de torcida:

Nós somos as ovelhas
Não damos um pio
É problema seu a vitória conseguir
Mas conte conosco se você quiser dormir!

Além do mais, as ovelhas são sujas. Um gato pode limpar-se. Um cachorro também. Vemos pássaros no banho, e ursos no rio. Mas ovelhas? Elas se sujam e ficam assim mesmo.
Davi não poderia ter pensado numa metáfora melhor? Claro que podia. Afinal, ele superou Saul e venceu Golias. Porque ele não escolheu por exemplo: 'O Senhor é o meu comandante-chefe, e eu sou o seu soldado'. Viu só? Preferimos isto. Um soldado ganha uniforme e uma arma, talvez até uma medalha.
Entretanto, quem percebe quando a ovelha de Deus aparece? Quem nota quando a ovelha canta, fala ou atua? Apenas uma pessoa percebe. O pastor. E para Davi, é precisamente este o ponto principal.
Veio-lhe à mente os seus dias como pastor. Recordou-se de como dispensava atenção às ovelhas dia e noite. Ele dormia com elas e por elas velava. E o modo como ele cuidava das ovelhas lembrou-lhe o modo como Deus cuida de nós. Davi regozijou-se ao dizer: 'O Senhor é o meu Pastor', e ao fazê-lo, orgulhosamente deu a entender: 'Eu sou uma ovelha'."

Quer ser uma ovelha deste pasto querido irmão e irmã? Entregue-se à Ele, e Ele cuidará de ti.
Que Deus te abençoe!
Paz em Cristo!

Nenhum comentário: