quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Vade ad fontem!

O termo em latim do título acima, significa "ir à fonte", é o que pretendo com minhas próximas palavras.

Há algum tempo, venho me enojando não apenas com os falsos pastores da mídia, mas também com a forma institucional que a igreja (cristãs em geral) decidiu se erguer. Falo da burocracia criada pelos próprios homens para se “chegar” a Deus. Um verdadeiro labirinto.
Paro e penso no evangelho da fonte, as palavras de Jesus no monte, os conselhos de Paulo de Tarso em suas epístolas e a preciosidade esclarecedora que é o livro de Hebreus. Infelizmente ir a fonte não me dá alívio, mas incapacidade e medo. Sou incapaz de praticar o que leio, a minha igreja me ensinou assim, não me deu o exemplo, e tenho medo de ir ao inferno por nunca ter provado, praticado e ensinado do verdadeiro evangelho que está na Bíblia, aquele que envolve sair de casa e operar pelo Poder de Deus. Quero dizer, quantos doentes Deus curou pela minha imposição de mãos semana passada? Nenhum? Quantos aleijados e paralíticos foram curados pela minha oração, afim de que seja cumprido o que disse Jesus: “Eles estão assim, não pelos seus pecados ou de seus pais, mas para que seja manifestada a Glória de Deus”. Ou seja, tem algo errado quando digo servir ao Reino de Deus, é a verdade nua e crua.

E um fato dessa verdade é que sinto não ter entregue minha vida TOTALMENTE ao Reino, e quando digo totalmente não digo em palavras ou sentimento, digo meu tempo, meus pés, minhas mãos, minha mente, meu suor, meu tudo para a obra de Deus. Não sei se trata-se apenas de minha opinião, mas o evangelho é renuncia total, assim eu li na Bíblia.
Não sinto que é algo radical o que digo, digo isto baseado em Lucas 24: 25, onde Jesus me diz que devo negar a mim mesmo para segui-lo, e acredite, abandonar boa parte, se não tudo, do que eu chamo de conforto.
E onde está Jesus para que possa segui-lo? Nas ruas, embaixo dos viadutos, nos becos das favelas, nos bares, nos prostíbulos, na pobreza, nos hospitais e nas prisões. E onde estou? Em casa na frente de um computador.

Será que Jesus já voltou e agente não percebeu? Afinal Jesus viria silenciosamente pela segunda vez, e triunfalmente pela terceira vez. Por que nós vivemos em um verdadeiro caos e que piora a cada dia! As vezes penso que Jesus voltou antes da Revolução Industrial e levou uma igreja mais fiel, do que a que se seguiria após. Mas claro que não (assim espero), eu sei que é parte do cumprimento das escrituras o que vivemos hoje, antes da sua vinda, é o que chamamos de falsos mestres e esfriamento do amor. Espero intensamente não ter me enganado, e estar esperando pela terceira vinda, se é que me entende como ela será.

Mas eu realmente não entendo onde está o Poder de Deus no evangelho de hoje, pelo menos com aqueles ministérios que juramos ser genuínos. O poder que prega-se hoje em dia, é na verdade o poder da persuasão e do carisma. Casos de "pastores" que contratam atores para fingir uma cura não é novidade. Se pesquisar o nome de Marjoe Gortner, verá que ele foi um dos pioneiros de maior sucesso no verdadeiro mercado religioso, e assumiu ao público após anos de mentira a forma como conseguia as ofertas e a credibilidade dos evangélicos onde se apresentava, seus métodos envolviam palavras inflamadas, falsos testemunhos e a invocação do "espirito santo", que na verdade era o espírito da emoção coletiva. Isto foi a quase trinta anos atrás, porém seus métodos viraram exemplo para falsos pregadores, pastores e bispos de todo o mundo, a semelhança como o falso ministério de Marjoe é assustador e inquietante. O povo não aprendeu com os maus exemplos, estão desesperados demais para jogar fora as únicas esperanças de soluções imediatas que se apresentam. Hoje, esses lobos são aclamados, vivendo puramente desse mercado sujo, usando a fé das pessoas para custear suas vidas.

Mas a verdade é que há remanescentes, mas ainda assim equivocadas. Algumas instituições evangélicas têm seus motivos nobres, mas sem a intensão de prejudicar cometem o terrível erro de apenas agregar e amontoar seres-humanos debaixo de um teto, gerando conforto e comodismo, e nada mais.

Por tudo isso, deixei de me sensibilizar com muita coisa que vejo e que escuto, peço à Deus agora, que me sensibilize pelas coisas que não vejo, mas que conheço antes mesmo de ver. Pelo puro e total tocar do Espírito Santo, quero sentir a força e poder ajudar no ponto central do problema. Preciso da luz verdadeira e sei que só consigo isto com intimidade com Deus, que é gerada pela oração, perseverança e fé. Agora aos 21 anos de idade, após viver toda a vida no evangelho dos homens, preciso reaprender a viver no evangelho, o evangelho de Jesus. Tendo Ele mesmo como meu Fiel Pastor, assim como Ele disse, assim como nos prometeu.

Paz a todos.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Palavra de RENOVO para sua FÉ! - Trechos de Hebreus

        Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes  ltimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo. Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles (...). 

        Por isso convém atentarmos mais  diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas. Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição, como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram: testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade (...). 

        Fizeste-o um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste, todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse sujeito. Mas agora ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele. Vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos (...). 

        Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados (...). 

        Mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança. Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas obras. Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos. Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial (...). 

        Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado (...). Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. 

        Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.

Trechos do livro de Hebreus, capítulos 1 ao 4.