terça-feira, 11 de março de 2014

Calçada da Fama x Livro da Vida

O homem adquiriu a capacidade de criar. E com isso, dar significado às coisas que já existem, que em determinadas combinações, formas e moldes, absorvem para si a mensagem principal, ao qual damos o nome de conceito.

Mas não apenas de belas obras, dignas de admiração, o ser humano foi capaz de criar. Em meio as suas ideias e iluminações, nós também produzimos falhas, algumas pequenas, outras grandes. E o que dizer das bizarras? E o normal é, que façamos questão de esconder as coisas bizarras, para não sermos envergonhados. Pelo menos os mais preocupados com a reputação que dizem zelar, assim o fazem, escondem tais bizarrices.

Posso dizer - e acredite se quiser -, existe uma obra humana que difere das regras que falei até agora. Existe uma obra humana que foi criada para a admiração, para a ostentação do glamour, mas que se tornou bizarra, pois seu propósito é ambíguo. Todavia, estamos tão acostumados a esta tal obra, que não percebemos tal bipolaridade em seus sentidos.

Eis a Calçada da Fama. Suas pedras de mármore quadradas e em formato de estrela, adquiriram o conceito de "ápice", "honra" e "glória" para os nomes ali gravados. Ponto turístico. Parada obrigatória para os visitantes de Hollywood. Um local pra tirar fotos sob o nome do artista de sua preferencia. Mas que também, por não podermos ignorar a força da gravidade que nos puxa ao chão, um adequado local para pisar, veja bem, por cima dos mesmos nomes, que há pouco, foram venerados, honrados e glorificados pelos seus fãs. E porque não? Pelos seus indiferentes.

"O meu nome não está na Calçada da Fama..." - diriam os mais inflamados pregadores - "...mas está no Livro da Vida!" - concluiriam satisfeitos. Garanto, com absoluta razão!

Não sei se este era o projeto original. Mas se o resultado da fama, da glória mundial, e do desgaste em prol do mundo das artes, é ter o nome pisado pelos pés de pessoas dos quatro cantos da terra, acredito então, que a Calçada da Fama não é apenas uma obra bizarra, digna do vitupério humano deste milênio, mas talvez, uma grande piada subliminar, muito bem arquitetada pelos seus idealizadores. Os artistas mais esnobes podem começar a se revirar em seus túmulos, pois foram vítimas de uma armadilha colossal. Foram cegos pelo ego. Seus nomes hoje formam um grande tapete, para gerações e gerações, gastarem as solas das suas alparcas.

Mas, existe um Livro... Espere! Vou deixar que um outro livro sagrado nos explique, sobre este outro livro, muito mais sagrado:

"E a cidade [Céu] não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." (Ap 21:23-27)

"O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." (Ap 3:5)

"Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu Livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia." (Sl 139:16)

É difícil dizer mais alguma coisa, após perceber a realidade de um certo Livro, ao qual tem registrado não apenas o meu nome - pela misericórdia e graça, alcançada unica e exclusivamente por Jesus Cristo -, mas que também possui detalhes da minha formação no ventre da minha mãe. Como também minhas atitudes em louvor a Deus. Por isso, gritam os mais inflamados pregadores!

Espero que ao saber disso, tenha você também, querido leitor, o desejo de assim também ter o nome escrito no Livro da Vida. Pois, acredite, não vale a pena findar de forma contrária:

"E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Ap 20:15)

Teria como obrigação responder a seguinte pergunta: O que eu faço para ter meu nome escrito no Livro da Vida? Respondo da maneira mais rápida, simples e objetiva possível:
JESUS JÁ FEZ, POR VOCÊ!

Que Deus te abençoe, te guarde e escreva o teu nome no Livro da Vida.
Amém!